Pular para o conteúdo principal

Gente nossa (com Robertino Lopes): Amar o conhecimento é amar a vida.





           Sempre gostei de estudar. Minha mãe foi meu grande exemplo, sempre me incentivou, herdei dela o gosto pela leitura. Sempre quis saber o que estava por trás das aparências: o dentro das coisas (Chardin), aquilo que só descobrimos pela investigação. Até meados dos meus 15 anos morei em Lagoa de Dentro (fui aluno do Getúlio Vargas e do Ivan Bichara Sobreira). Nossa biblioteca pública sempre foi uma das melhores da região, rica na literatura universal. Lá iniciei meus primeiros contatos com os pensadores.
            Entrei no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição, lá fiz propedêutico e conheci a Filosofia. Ao final de um ano fui para UFPB cursar Filosofia. Aguçando ainda mais meu desejo de saber e meu envolvimento com as letras. Lecionando História e Matemática em escolas particulares comecei a aproveitar os anos de estudos em Lagoa de Dentro e as inúmeras manhãs na biblioteca municipal lendo e resolvendo problemas de matemática (minha paixão na adolescência). Nos anos de faculdade e ao mesmo tempo lecionando, pude adquirir experiência de sala de aula, de contatos com os alunos, sempre me fascinei pelo comportamento humano e os livros sempre me ajudaram a entender e a viver melhor com as pessoas.
            Meu maior tesouro, depois de minha família, são meus livros. Olho para eles e vejo anos de história, de vidas dedicadas ao saber, ao conhecimento, à investigação. Não tem preço ler os clássicos: Platão, Aristóteles, Kant, Hegel, Nietzsche, e tantos outros, que fazem de mim, pela leitura, um ser humano melhor, capaz de procurar entender os limites e as potencialidades da condição humana. Que me faz hoje ser um professor melhor, poder estar Secretário Adjunto de Educação da cidade onde moro (Bayeux) e, perceber o quanto esses anos de leituras fazem a diferença na minha prática cotidiana, seja como Secretário ou como Professor de Filosofia no Ensino Médio do Estado (Fui convocado no concurso público há dois meses – lecionei durante 12 anos na rede privada com História e Filosofia).
            Os anos de Teologia, e agora de Ciências das Religiões na UFPB (meu terceiro curso superior), onde redescubro a academia e fico ainda mais inebriado por aquele ambiente de pesquisa, me ajudam a sempre procurar ser um ser humano melhor. Entender que sucesso e conquistas são atos segundos da existência, são meios e não fins. Nada se compara a um por do sol, ou a uma noite estrelada, e mesmo há uma visão da serra (do Sítio Pé de Serra).  
            Hoje, mais que nunca percebo que o fio condutor de nossas vidas é a felicidade. É perceber que somos únicos, cada um com seu valor próprio. Seres que tendem a transcendência, que não podem e nem devem ser escravizados por ninguém e por nada. Imagem e semelhança do Criador, da Perfeição. É superar todas nossas limitações por meio do exercício filosófico (assunto para outro texto), saído do senso comum, passando pelo bom senso e culminando na consciência filosófica. Tudo isso com a simplicidade e a humildade do cair de uma folha seca, que só cai pela permissão de Deus. Shalon! 



 Robertino Lopes. 
Bacharel Licenciado em Filosofia pela UFPB; Especialista em Gestão Escolar e Criatividade (CINTEPPB); Teologia pela Escola Teológica Ministerial e Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição; Aluno de Licenciatura em Ciências das Religiões (UFPB); professor de Filosofia do Ensino Médio do Estado da Paraíba e atualmente Secretário Adjunto de Educação do município de Bayeux.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns! Você é merecedor de tudo o que conquistou. Uma pessoa esforçada que corre em busca de seus objetivos. Um abraço.
Unknown disse…
Obrigado Janiele. Os grande resultados na vida aparecem primeiro dentro de nós. E quando conseguimos nos "formar" como ser humano melhor, capazes de reconhecer no outro à nós mesmos - uma extensã de mim- um irmão. Profissionalmente o grande segredo, e eu estou em constante busca e formação, é focar nos ideais e trabalhar forte todos os dias, seja internamente seja externamente. Somos todos capazes de grandes conquistas(Sei que o melhor de Deus para mim ainda estar por vir); E essa confiança em Deus que me faz todos os dias estudar mais, ler mais e viver mais intensamente cada minuto. Nunca esquecendo que nosso maior tesouro são as pessoas à nossa volta, nossa família, nossos amigos, colegas de trabalho.
Aldaberon disse…
É muito bom saber que ainda há pessoas jovens se alimentando do saber e repassando saberes com entusiasmo e muita crença no futuro.
Lagoa de Dentro é sem dúvida um grande seleiro de cultura.

Postagens mais visitadas deste blog

Breve Biografia da Professora Maria Bernadete Adelaide

Os lagoadentrenses conhecem e reconhecem a importância que teve Bernadete Adelaide para a educação do município. No último dia 19 de dezembro foi inaugurada a tão sonhada escola que leva seu nome e, durante a solenidade foi apresentada uma breve biografia, a qual segue aqui, na íntegra para que  possa ficar registrado e para que mais pessoas possam conhecer melhor e entender a relevância que teve esta grande mulher para a educação de nosso município:        No dia 05 de maio de 1960, no Sítio Bom Jesus, município de Lagoa de Dentro nasceu a menina Maria Bernadete Adelaide. Filha da senhora Sinésia Batista Ribeiro e do senhor José Adelaide Sobrinho. Bernadete era a única mulher dos cinco filhos do casal.      Estudiosa, Bernadete formou-se em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Começou a lecionar bem jovem. No dia 01 de abril de 1978, iniciou sua carreira de professora no Colégio Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Depois foi professora da Escolinha Menino Jesus, d

Padre Raul Neto? Eis-me aqui!

“Eis-me aqui, Senhor!” Esse é sem dúvidas o lema daquelas pessoas que decidem deixar tudo para seguir o Senhor. Foi assim, que o município de Lagoa de Dentro assistiu a decisão do menino Raul Rodrigues da Costa Neto, conhecido pela comunidade católica lagoadentrense por Raul Neto ou ainda pelos mais próximos e que lhe viram crescer, por Raulzinho. Sempre dedicado a servir a Igreja, Raul Neto se destacava desde cedo por sua atuação e zelo pela casa do Pai. Tímido, educado, bom filho, neto e ótimo aluno, essas são algumas da qualidades que se observara nele. Filho de famílias tradicionais do município, Raul Rodrigues da Costa Neto nasceu no dia 29 de março de 1992. Filho do senhor Francisco Fernandes da Costa, funcionário público e da senhora Célia Regina da Costa, pedagoga. Com um histórico de parentes políticos, Raul Neto não pretendia seguir, por exemplo a carreira política de seus avós, Raul Rodrigues da Costa - de quem carrega o nome, e foi prefeito deste município por doi

Fabiano Pedro, Gente Nossa!

            O dia 5 de outubro é uma data importante para o prefeito Fabiano Pedro da Silva , e aqui o Blog Lagoa de Dentro Espaço Eclético faz um registro da trajetória do jovem político que vem se destacando no estado Paraíba por sua atuação no Vale do Mamanguape e no Brejo Paraibano. No dia 05 de outubro de 1981, nasceu o ‘menino’ Fabiano Pedro da Silva. Filho do pedreiro Josmar Pedro da Silva e de Severina Pedro da Silva, servidora pública aposentada. Casado com a professora Érica Andrade de Paula da Silva com quem tem 2 filhos: Fabson Eliel e Fábia Eloísa e uma netinha, a princesa Maria Alice. Fabiano é licenciado em Filosofia e aluno do curso de Direito. É servidor público do quadro efetivo do município de Lagoa de Dentro. Estes cursos muito dizem de sua trajetória na vida pública. Foi eleito vereador nas eleições municipais de 2004, sendo empoçado em 01 de janeiro de 2005 e reeleito para um segundo mandato em 2008. A atuação legislativa lhe rendeu experiência e deu